O chip Gevey e o desbloqueio do iPhone 4

Publicado: 16 de maio de 2011 por Eduardo Castro em Celulares, Dicas
Tags:, ,

Como muitos sabem, até hoje o iPhone Dev Team não conseguiu desbloquear os iPhone`s 4 com basebands mais recentes, o que afeta diretamente os brasileiros que, por falta de informação ou coragem, compraram o celular da Apple em território americano. Esse desbloqueio, ou unlock, só existe para as primeiras basebands do iPhone 4 e ele normalmente é feito por software, mais especificamente por um chamado ultrasn0w que está disponível na Cydia Store gratuitamente. Desde novembro esse grupo de hackers vem anunciando que estão trabalhando nesse desbloqueio, necessário para que o aparelho funcione com outras operadoras, e inclusive chegaram a confirmar datas, mas nada fora liberado e, provavelmente, eram mentiras para atrair os holofotes.

Sem o ultrasn0w para as versões mais recentes do iPhone, muitos brasileiros(incluindo eu) estão com seus aparelhos caríssimos funcionando apenas como um “iPod Touch de luxo” o que é deveras frustrante. Mas recentemente um grupo chines conseguiu esse desbloqueio de uma forma um tanto quanto interessante, enganando o aparelho com uma chamada de emergencia e forçando-o a aceitar qualquer operadora. Esse novo desbloqueio é feito por um Turbo SIM chamado Gevey e ele custa em torno de 20 a 30 dólares podendo ser facilmente encontrado no eBay. O processo para desbloqueio é bem simples, basta seguir as instruções a seguir:

01- Desligue o iPhone;

02- Coloque o Turbo SIM Gevey junto com o seu chip de operadora dentro do iPhone;

03- Com o Gevey e o chip de operadora inseridos, ligue o iPhone e aguarde;

04- Uma mensagem do Gevey vai aparecer, pode demorar um pouco, com as opções Cancelar ou Aceitar. Clique em Aceitar;

05- Observe que na parte superior do iPhone aparece a mensagem “Sem Serviço”, aguarde em torno de 10 a 15 segundos até essa mensagem sumir e aparecer a barra de sinal do iPhone;

06- Abra o aplicativo de telefone e faça uma ligação para o número 112. A ligação deve ser rápida e você deve finaliza-la após 2 segundos. Caso demore, a ligação para o número de emergencia vai acontecer e você vai estar atrapalhando um serviço de extrema importancia com futilidade;

07- Vá em Ajustes e ligue o modo avião. Aguarde em torno de 30 segundo até aparecer uma mensagem de erro dizendo “Nenhum cartão SIM instalado”, clique em OK e desligue o modo avião. Outra mensagem de erro vai aparecer imediatamente informando “Falha de SIM”, clique em OK novamente e ligue o modo avião. O processo já está quase concluindo, o último passo agora é desligar o modo avião novamente e aguardar até que o sinal seja estabelecido.

Todo o processo é bastante simples, toma menos de 1 minuto de seu tempo e faz o iPhone funcionar com qualquer operadora do mundo(obviamente, isso inclui todas as operadoras brasileiras). Estou usando o Gevey faz cerca de 2 a 3 semanas e não tive nenhum problema com o chip ou o iPhone. Ele funciona como prometido e é bem estável, mesmo que aconteça do sinal da operadora cair(quando você estiver em um elevador ou túnel, por exemplo) ele consegue restabelecer o sinal sozinho e sem a necessidade de refazer todo o processo de desbloqueio. O processo só deve ser refeito quando o aparelho é desligado, é uma espécie de desbloqueio tethered, termo o qual os adeptos ao jailbreak já estão bem acostumados.

Atualmente já existem outros chips no mercado com a mesma função, recomendo apenas o Rebel SIM card ou o novo Gevey Pro. Ambos são mais recentes e não necessitam que o processo de desbloqueio seja refeito ao desligar e ligar o aparelho novamente, com esses novos chips esse processo só deve ser feito uma vez e depois disso nunca mais. No geral eles funcionam exatamente da mesma maneira que o Gevey “clássico”, mas são bem mais caros e não necessitam que o processo seja feito mais de uma vez.

A única queixa que possuo em relação ao Gevey é em relação ao recurso de “Acesso Pessoal” ou “Mobile Hotspot”(serve para compartilhar a conexão 3G do iPhone com outros aparelhos via wireless, bluetooth ou cabo) que não aparece no menu de opções do aparelho, mesmo estando com a iOS 4.3.2. Esse foi um problema que foi facilmente resolvido com a compra do aplicativo MyWi na Cydia Store que possui a mesma função, mas é uma pena que ele não apareça. Quanto a conectividade com redes 3G ou o Facetime, não tive nenhum problema.

Para aqueles que possuem um iPhone 4 bloqueado na gaveta sem poder usa-los no Brasil, eu recomendo fortemente a compra de um desses chips. No Brasil, infelizmente, os vendedores estão explorando os consumidores e cobrando cerca de 150 a 250 reais por esses pequenos chips, sendo que eles podem ser facilmente comprados por 20 dólares no eBay, algo em torno de 35 reais. Se você possui um cartão de crédito internacional e paciência, já que pode demorar bastante o seu chip chegar, recomendo que a compra seja feita no eBay.

Qualquer dúvida a respeito do Gevey ou do desbloqueio do iPhone 4, basta postar um comentário nessa página que eu vou responder assim que possível. Fiz um video rápido mostrando como funciona o Gevey, infelizmente não tive tempo para edita-lo e o final ficou um pouco cortado mas pode vir a ser útil:

Anúncios
comentários
  1. Rafa disse:

    Rede WiFi: Aloc. HAHAHAHAHAAH