Introducing the Chromebook

Publicado: 16 de maio de 2011 por Eduardo Castro em Noticias
Tags:, , ,

Tenho falado muito sobre o Google nos últimos dias, mas não comentei sobre o novo brinquedinho deles que promete revolucionar a computação em nuvem: O Chromebook. Pela primeira vez veremos um computador(embora eles não se qualifiquem dessa maneira) totalmente focado na Web. Tão pequenos, leves e finos quanto um MacBook Air, mas com um preço até três vezes menor.

As configurações dos primeiros Chromebooks(A Samsung e a Acer vão ser as primeiras a lançarem aparelhos com o novo Chrome OS) vão ser bem parecidas com a dos netbook`s que já conhecemos, vai vir com processador Atom, 2GB de RAM, um disco SSD, duas portas USB, wireless, suporte a conexões 3G e monitores de 11,6 ou 12 polegadas. Exatamente como os netbook`s do mercado hoje, certo? A diferença se encontra em um detalhe: O sistema operacional dele basicamente é o browser do Google, o Chrome e essa deve ser a única aplicação que ele deve processar e nenhum dado, além do necessário, vai ser armazenado nele. Basicamente ele é o objeto que vai te jogar na rede, na nuvem, e todas as tarefas vão ser realizadas, processadas e armazenadas lá.

É um conceito bastante inovador e promissor. Como o processamento no Chromebook vai ser mínimo, ele tende a ser super rápido e o Google promete um boot quase que instantâneo, além de uma bateria duradoura, segurança contra aplicações maliciosas(já que elas não vão ter espaço para serem executadas o chip Trusted Platform Module presente no Chromebook checa se algo fora modificado a cada inicialização do sistema, se algo diferente tiver acontecido ele retoma as configurações para a última versão funcional do sistema imediatamente) e melhoras de performance e usabilidade com o tempo graças a otimizações que devem ser liberadas futuramente.

Talvez o principal ponto negativo dele seja a necessidade dele estar sempre online, mas com suporte a conexões 3G isso tende a não ser um problema. Estou aguardando ansiosamente pelas primeiras análises de especialistas a respeito do Chromebook, do Chrome OS e de sua performance com esse novo conceito de sistema voltado totalmente para a web. É como eles se definiram: Não é um computador, não é um notebook, é a própria Web.

Anúncios

Os comentários estão desativados.