Accessory Development Kit, o novo destaque do Android

Publicado: 13 de maio de 2011 por Eduardo Castro em Noticias

Essa semana durante sua conferencia em San Francisco/USA, o pessoal do Google anunciou o Android Open Accessory Development Kit, que basicamente é uma plataforma baseada no Arduino que permite a você controlar QUALQUER coisa pelo seu celular ou tablet. Para mostrar um dos recursos dessa nova tecnologia, eles criaram um jogo de labirinto um tanto quanto interessante. Lembram daquele clássico jogo com uma bolinha, um buraco principal ao centro do tabuleiro e um labirinto? Fizeram um desses, mas GIGANTE e controlado por um Motorola Xoom:

O objetivo do Google com essa nova empreitada é poder integrar qualquer recurso possível com o celular, como as lâmpadas do seu quarto, o portão da sua casa, sua bicicleta ergométrica, QUALQUER coisa. Isso é possível graças a uma placa programável baseada no Arduíno, mas com uma API especifica fornecida pelo Google, que acoplada ao aparelho em questão consegue se comunicar com o celular e realizar tarefas requisitadas.

O conceito ainda é novo e ainda não existe nenhum produto formado ainda, mas o pessoal do Google realmente quer incentivar os desenvolvedores a exploraremessas novas possibilidades, o Android é uma plataforma livre e eles querem que você o integre a tudo, querem que ele realmente se torne um telefone inteligente o suficiente até mesmo para controlar o sistema de segurança de sua casa, e com o ADK isso é possível, só precisa ser desenvolvido. Para isso, eles liberaram a documentação completa da tecnologia e pode ser acessada e explorada por qualquer pessoa, sem nenhum custo ou requisito associado. Para ter acesso a biblioteca do ADK, basta clicar aqui.

Por enquanto o Android consegue se comunicar apenas via USB com outros aparelhos que utilizem essa tecnologia, mas o Google já confirmou que em breve vão disponibilizar uma API para permitir comunicação via bluetooth e quem sabe via Wifi em um futuro próximo, isso com certeza adicionaria milhares de possibilidades super legais. Lembram do James Bond controlando o carro pelo celular? Com o Accessory Development Kit e um aparelho com Android, isso é possível.

Anúncios

Os comentários estão desativados.