Skype é vendido para a Microsoft por $8.5 bilhões

Publicado: 10 de maio de 2011 por Eduardo Castro em Uncategorized

A gigante Microsoft anunciou hoje a compra do serviço de telefonia online Skype por 8.5 bilhões de dólares, a compra faz parte dos planos da Microsoft de participar mais da vida online dos usuários que estão se concentrando em outros serviços e devem oferecer uma melhor integração com seus antigos serviços como o Windows Phone 7, Xbox Live, Outlook e o bom e velho Messenger(que em sua última versão adicionou o recurso de integração com o Facebook). Steve Ballmer também anunciou que não pretende descontinuar o Skype em plataformas “Não-Microsoft”(o Skype oferece suporte a Linux, OS X, Android, iOS, Symbian e algumas TV`s da Samsung e Panasonic).

O Skype foi desenvolvido por um grupo de estonianos e lançado em 2003 por um grupo de empreendedores suiços, que inclusive foram os mesmos responsáveis pelo lançamento do serviço de compartilhamento Kazaa, e em 2005 foi comprado pelo eBay pela quantia de $2.5 bilhões. Infelizmente essa parceria não deu muito certo graças a problemas na administração(os antigos fundadores continuaram na direção e houveram muitos atritos entre eles e os diretores do eBay), crescimento abaixo do esperado, prejuízos, etc. Eles ficaram a frente do Skype por 4 anos, até que em 2009 70% do empreendimento foi vendido para um grupo de investidores chamado Silver Lake e eles passaram a liderar a empresa. Com a mudança de direção, e seu novo CEO Tony Bates, o Skype conseguiu crescer bastante e chegou a faturar 860 milhões de dólares em seu último período fiscal com mais de 663 milhões de usuários cadastrados, mas ainda não foi o bastante para pagar as dívidas acumuladas em todos esses anos de má administração deixando balanço final do ano de 2010 com um prejuízo de 7 milhões.

A Microsoft parece não ter o objetivo de mudar muito o Skype e inclusive manteve o seu antigo CEO, Tony Bates, que teve um ótimo desempenho nos últimos anos a frente da empresa como presidente da “Microsoft Skype Division”. Segundo rumores, outras empresas também tentaram adquirir o Skype como o Facebook, Google e Cisco.

Anúncios

Os comentários estão desativados.