Como transformar sua Radeon HD6950 em uma HD6970

Publicado: 9 de maio de 2011 por Eduardo Castro em Dicas
Tags:, , , ,

Recentemente foi descoberto que as placas da ATI da linha HD6950 são exatamente como as high-end HD6970, mas com alguns processadores de shaders desativados. Esses shaders podem ser facilmente ativados ao se alterar a BIOS da placa para a mesma versão usada nas HD6970, um processo muito simples, rápido e seguro(já que essas placas oferecem um recurso de DUAL BIOS, em que o usuário pode alterar a versão usada. Em caso de erro, basta alternar para a BIOS número 01 e ela vai voltar ao normal). No 3DMark 11 a placa sem atualização alcançou 4802 pontos e a com atualização chegou a 5292, bem próximos aos 5316 pontos da placa. Em jogos como Just Cause 2 houve um ganho de aproximadamente 6 frames per second.

Observe uma comparação de shaders e clocks entre a mesma placa com a BIOS original e a alterada, a diferença é considerável para um processo muito simples:

Lembrando que o processo já foi testado em vários modelos modelos dessa placa de video e em todos tudo ocorreu como esperado e em caso de qualquer problema basta voltar para a configuração inicial de BIOS(selecionando a posição 01 na própria placa), nós do NerdBit não nos responsabilizamos por qualquer dano causado a sua placa. Mas chega de terrorismo, vamos ao tutorial para modificar a placa:

1. Baixe o ATI Winflash (32 & 64-bit).
2. Faça o download da bios da Radeon HD 6970. É necessário ser de um modelo baseado na referência, sem alterações para evitar problemas, qualquer marca, como esse da Sapphire.
3. Tenha certeza que o seletor de BIOS da placa de vídeo está na posição 1 (clique para ver imagem).
4. Execute o ATI Winflash, clique em Save para salvar sua BIOS, dessa forma você tem um backup caso algo de errado.
5. Carregue a BIOS da Radeon HD 6970 BIOS com o Winflash clicando em Load Image, siga os passos do programa.
6. Deixe o processo de atualização da BIOS terminar e reinicie o sistema.
7. Confira o número de shaders usando o GPU-Z, precisa mostrar 1536. Vale ressaltar que a versão 0.4.9 oficial não apresenta os dados corretos da série 6900, então baixe essa versão.
8. Para maximizar a performance, abra o Catalyst Control Center, va para a opção Overdrive e configure o PowerTune para +20%.
9. Teste a estabilidade da placa com aplicativos e games.

Para mais informações sobre o processo, recomendo que entrem no TechPowerUp.

Anúncios

Os comentários estão desativados.